AQUECEDORES CURITIBA, MANUTENÇÃO DE AQUECEDORES, AQUECEDOR A GÁS, SOLAR, CONSERTO, ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Siga-nos em nossas redes sociais.

Aquecedores a Gás em Curitiba

Manutenção de Aquecedores Curitiba, Astro Rei Aquecedores Curitiba (041) 3242-0358 Ou pelo Whatsapp (041) 98427-8819

Aquecedores: O que é TUDO sobre aquecedores

Aquecedores são aparelhos muito exigidos no inverno, alguns modelos precisam de cuidados básicos e manutenção e aquecedores de água a gás. Aqui você vai encontrar informações sobre alguns tipos de aquecedores, como aquecedor a gás, aquecedor solar, aquecedor de acumulação. 

Os aquecedores proporcionam conforto para nosso lar, para nosso banho, para o ambiente aquecido, tão importante quanto um ar-condicionado, durante os meses mais gelados do ano são os aquecedores que nos proporcionam calor. As fontes de aquecimento mais comuns que encontramos são:

  • Elétrica
  • Gás (G.L.P ou G.N)

Aquecedor de Água a gás, elétrico, diesel e aquecedor solar

Aquecedores de água a gás de passagem são responsáveis por aquecer nosso banho, proporcionando conforto e economia, sim aquecedores de água a gás são mais econômicos se comparado com chuveiros elétricos, o prazer do banho que é o maior diferencial um banho realmente de hotel em sua casa. Existem diversas marcas e modelos de aquecedores de água como:

  • Orbis
  • Rinnai
  • Lorenzetti
  • Bosch
  • Inova
  • Eletrolux

Estes aparelhos se dividem em duas categorias:

Aquecedores de água digital

Os modelos mais comuns do mercado atualmente, possuem diversos sensores e são controlados por uma placa mãe, que faz o processamento da quantidade de água que passa em litros e determina quanto gás vai ser injetado para aquecer aquele volume de água. O venturi é responsável por fazer a leitura da quantidade de água que estiver passando na câmara de combustão, a informação processada pela placa mãe aumenta ou diminui a vazão de gás.

Vantagens do aquecedor digital

  • Mantem a temperatura estável
  • Não possuem diafragma (uma borracha que da manutenção)
  • Exaustão forçada (expele os gases queimados)
  • Erros no visor (erros simples são mostrados em seu display)
  • Funciona com baixa vazão de água
  • Funciona em mais de 01 ponto de consumo simultâneo por vez

Manutenção Aquecedor

A manutenção de aquecedores digitais é bastante parecida independente da marca Rinnai, Orbis, Komeco, Bosch, Inova, Lorenzetti, Eletrolux.

O passo a passo da revisão de um aquecedor
  1. Verificar instalação – se encontra-se dentro das normas
  2. Verificar ambiente da instalação (adequado sem sol ou chuva direto no aparelho, em áreas ventiladas)
  3. Tirar a capa do aquecedor para desmontar as partes internas necessárias
  • Revisão do registro e flexível de gás (verificar validade).
  • Revisão dos flexíveis de água
  • Revisão do sensor de segurança
  • Limpeza do exaustor (ventoinha)
  • Limpeza dos injetores de gás
  • Limpeza dos queimadores de gás
  • Revisão e limpeza do duto de exaustão (chaminé)
  • Limpeza da peneira de entrada de água
  • Limpeza do venturi
  1. Após montagem do aquecedor fazer a limpeza dos arejadores das torneiras e limpeza das duchas.

Este processo todo leva aproximadamente 1 hora, alguns fatores podem dificultar o trabalho como a instalação do aquecedor em locais apertados. A manutenção do aquecedor deve ser realizada a cada 12 meses.

Aquecedores de água analógicos (antigos)

São aquecedores acionados por uma pilha, possuem uma pequena central eletrônica que comanda se o gás passa ou não, sua chama é fixa independente do volume de água que esteja passando no aquecedor, estes aquecedores mais antigos possuem algumas peças que tem alto desgaste. Por serem acionados de forma mecânica as borrachas e vedações costumam apresentar problemas de vazamento de água e em alguns casos o diafragma fura e o aquecedor para de funcionar. Um grande problema encontrado nestes aquecedores mais antigos é que não fazem a exaustão dos gases queimados.

Vantagens do aquecedor analógico

  • Preço

Aquecedores de água de acumulação

São aquecedores que mantem um volume de água aquecido em um reservatório, possui um queimador de gás localizado na parte de baixo o acionamento é manual, é preciso girar o botão na posição “piloto” disparar uma faísca para acender a chama piloto e aguardar o aquecimento do “termopar”.

O termopar é o mesmo utilizado em fogões na parte do forno, é a peça responsável pela segurança caso a chama piloto apague o termopar impede a passagem de gás para o queimador.

Os aquecedores de acumulação são produzidos com aço carbono revestido de um esmalte vitrificado, com os cuidados básicos sua vida útil é garantida. Possuem um bastão de anodo de magnésio o qual protege o esmalte vitrificado prolongando e muito a vida útil se trocado uma vez por ano. Basicamente é só esta a manutenção deste tipo de aquecedor de água. Além da limpeza do queimador e chama piloto e troca do bastão de anodo de magnésio, não existe muito o que se fazer.

É recomendado que de tempos em tempos se abra o dreno que vem instalado nestes aquecedores de acumulação para drenar a sujeira do fundo, isto pode ser feito pelo próprio usuário com auxilio de um balde.

Existem aquecedores de diferentes capacidades “volumes de água” é necessário um estudo de consumo para escolha do tamanho do reservatório.

Aquecedor Solar 

Aquecedores solar são encontrados em diferentes tipos como:

Aquecedor solar tubos a vácuo coletor

São painéis que captam o calor do sol, através dos raios ultravioleta, este calor é transferido para a água, com a instalação feita  por gravidade ou com uma micro bomba a água circula entre o coletor e reservatório de água (boiler) elevando a temperatura da água dentro do reservatório (boiler).

Seus maiores diferenciais

  • Os aquecedores solar com tubos a vácuo possuem um aproveitamento maior do sol pelo seu formato perpendicular (redondo) o sol de diferentes horas do dia atinge uma área maior em relação a coletores solar planos.
  • São produzidos totalmente em vidro com isolamento térmico feito com (vácuo) o vácuo é considerado o melhor isolante térmico encontrado, desta forma todo calor absorvido pelos coletores é transferido para água.

Aquecedor solar coletor plano

Diferente dos tubos a vácuo este tipo de coletor solar é produzido geralmente em (cobre, vidro e alumínio) tem um bom aproveitamento térmico do calor absorvido foi o primeiro tipo de coletor solar funcional, foi perdendo espaço no mercado para tecnologia de tubos a vácuo, ainda existem algumas empresas que produzem estes coletores solar, porém já é uma tecnologia defasada.

 

 

Funciomamento aquecedor solar

O funcionamento é bastante simples de entende.

  1. O sol é capitado pelos coletores (planos ou a vácuo)
  2. A água aquecida é mais leve e sobe para o reservatório
  3. A água circula enquanto for aquecida pelo sol
  4. O ciclo se repete

É bastante simples, apenas a gravidade levando a água aquecida para dentro do reservatório e puxando a água fria pela outra extremidade.

O que compõem um aquecedor solar?

Reservatório

O reservatório vai guardar a água aquecida pelo sol, existem muitas marcas que produzem reservatórios térmicos ou (boiler), cada marca possui um tipo de isolamento térmico (lã de vidro, ppr3, polipropileno).

Coletor solar

Coletor solar, podendo ser coletores planos ou coletores a vácuo. Quanto melhor o aproveitamento do sol maior será sua capacidade de aquecer a água.

Aquecedor de Ambiente

Aquecedores geralmente de fontes elétricas ou a gás, existem aquecedores de ambiente com ventoinha ou sem aonde o próprio ar circula por gravidade “ar quente sobe”, alguns modelos de aquecedores de ambiente possuem controle remoto estes aquecedores de ambiente elétrico são de quartzo ou com resistência elétrica. Recomendados para áreas pequenas.

Também existem aquecedores de ambiente a óleo são mais conhecidos por não ressecarem o ar do ambiente, também aquece pequenos ambientes.

Leave a Reply