AQUECEDORES CURITIBA, MANUTENÇÃO DE AQUECEDORES, AQUECEDOR A GÁS, SOLAR, CONSERTO, ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Siga-nos em nossas redes sociais.

História do aquecimento solar

O início da história do aquecedor solar data da época de 1700, quando as primeiras experiências relacionadas à utilização do aquecimento proporcionado pelo sol foram de fato documentadas. Mais precisamente em 1767, o naturalista franco-suíço Horace de Saussure, realizou diversas experiências relacionadas ao isolamento térmico.

Em seguida, o norte-americano Clarence Kemp patenteou um sistema de aquecimento feito de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira, com isolamento térmico e vidro na parte superior. Entretanto este sistema perdia calor demais no período da noite….

Um outro norte-americano, William Bailey, avançou ainda mais neste sentido, patenteando um sistema de aquecedor solar parecido com os modelos que são usados atualmente.

Embora o princípio e os equipamentos básicos do coletor de Bailey sejam bastante semelhantes aos produtos utilizados hoje em dia, o aquecedor solar moderno ficou consideravelmente mais acessível, mais leve e resistente, além de dezenas de vezes mais eficiente que os produzidos nos séculos passados.

É por essas e outras que a utilização do aquecedor solar não para de crescer no Brasil e no mundo! Atualmente é possível encontrar esta tecnologia até em locais mais frios, como países do norte da Europa onde se tem geadas e temperaturas abaixo de zero!

História do aquecedor solar no Brasil

história do aquecedor solar no Brasil é bem mais recente! O primeiro aquecedor solar apareceu no Brasil na década de 70, com a crise do petróleo e outros fatores daquela contemporaneidade. Já na década de 80, a qualidade dos aquecedores solares cresceu com a entrada dos primeiros testes de equipamentos e as primeiras normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – específicas para o setor de aquecimento solar.

Já nos anos 90, o que se viu foi um crescente profissionalismo em resposta a um mercado cada vez mais exigente e estruturado. Os equipamentos ficaram consideravelmente melhores no que diz respeito à qualidade, o preço abaixou contundentemente enquanto laboratórios especializados surgiram e novas normas da ABNT. O setor de aquecimento solar se organizou ainda mais com a criação da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento que trabalha até hoje para o sucesso de todos os envolvidos com a área de aquecimento solar.

 

Estima-se em alguns bilhões de anos o tempo necessário para o esgotamento da energia solar. A manutenção da vida na Terra só poderá ser conseguida mediante a diminuição da poluição tanto química como térmica.

Para evitar estes males uma das soluções vai ser o aproveitamento de energia Solar, Eólica e outras fontes de calor não poluentes (GRATUITAS)

A energia Solar é Gratuita, atingindo todos os recantos do planeta Terra e não produz Poluição.

Por sua vez já está ela inserida na própria natureza.